O que é Glucomanano e Konjac?
O Glucomanano é uma fibra vegetal, 100% natural e é extraída da raiz da planta Konjac.
Reduz o Apetite e Regula o Intestino
Esta fibra é muito especial, reduz o apetite quando consumida juntamente com água em abundância.
O glucomanano ao ser consumido com água em abundância, forma no estômago um género de gel que se expande, desta forma ocupa mais espaço no estômago sem termos que consumir calorias extra, e atrasando o esvaziamento gástrico. É excelente para quem tem apetite elevado e ainda para quem sofre de obstipação pois por ser uma fibra solúvel, a mesma ajuda a regular o trânsito intestinal.
Para que serve o Glucomanano?
O glucomanano serve para ajudar a perder peso; para regular o trânsito intestinal, ou simplesmente para nos mantermos saciados durante mais tempo. Por ser rico em fibras solúveis, proporciona ainda vários benefícios para a nossa saúde.
Benefícios do Konjac
1. Sacia e ajuda a controlar a fome
Visto ser uma fibra que retarda o esvaziamento gástrico, ajuda a diminuir os picos de apetite.
2. Regula o trânsito intestinal
Exerce um efeito prebiótico que é uma valiosa ajuda para quem sofre de obstipação.
3. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Sendo um extra benefício sobretudo para quem tem diabetes.
4. Ajuda a prevenir o cancro colorretal
Visto ser rico em fibras solúveis que atuam como um prebiótico e mantêm a flora bacteriana que protege o intestino.
Além disso, o glucomanano também pode melhorar as doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, já que a ingestão desta fibra solúvel ajuda a combater microrganismos patogénicos e estimula a cicatrização do intestino.
Efeitos Secundários
Se não for ingerido com água suficiente, o bolo fecal pode tornar-se muito seco e rígido, que pode causar prisão de ventre. Para evitar esta complicação deve ser ingerido sempre com bastante água.
O glucomanano não deve ser tomado simultaneamente com medicamentos, porque pode prejudicar a sua absorção ou tornar a mesma mais lenta.
Onde Comprar Glucomanano?
O glucomanano é vendido na Prozis onde vocês podem ter 10% Desconto ao usar o meu código: TATICOSTA
O glucomanano existe em vários formatos: em pó; em cápsula; em gomas e ainda em noodles e rice. Todos eles eficazes, mas cabe a cada pessoa perceber qual deles resulta melhor com o seu organismo.
Como tomar o Glucomanano?
Glucomanano em Pó
Gosto de consumir o mesmo misturado em iogurtes; papas de aveia; juntamente com a whey protein; e em batidos de fruta. Normalmente adiciono 2 doseadores de manhã, ao pequeno almoço + 2 doseadores no lanche da tarde (vem dentro da embalagem um pequeno doseador vermelho). Sempre acompanhando pelo menos 350ml de água. Adotem lá uma “caneca de estimação”.
É importante avisar de que este pó ao ser misturado, forma o tal gel que falei acima, isso é visível logo ao fazerem a mistura, por isso poderá ser necessário adicionar água qb para que seja mais fácil de misturar o pó, quando o mesmo passa a gel.
Glucomanano em Cápsula
Deve ser seguida a recomendação da embalagem – 3 cápsulas em 3 momentos diferentes do dia, por exemplo: 3 cápsulas ao pequeno almoço + 3 cápsulas ao almoço + 3 cápsulas ao jantar (sempre acompanhadas, no mínimo com 350ml de água).
No entanto se durante o dia consumirem outros formatos de glucomanano, devem então reajustar as dosagens. Por exemplo, eu tomo em pó 2x por dia, por isso no caso das capsulas, só fará sentido tomar 1/3 da dosagem recomendada ou fazer o meu próprio ajuste tendo em conta a minha atividade intestinal e/ou apetite.
Glucomanano em Gomas
Bastante prático para quando trabalho fora, dá para levar na mala comigo, deixar no carro, é bastante agradável, são gomas de morango. E basta comer 1 goma (pelo menos para mim) em momentos de maior apetite, e novamente com bastante água.
Konjac Rice & Noodles
O meu conselho é que não sigam as recomendações da embalagem. Eu já as segui e sinceramente o resultado não é agradável, pelo menos para mim. O que faço é simplesmente lavar o konjac com uma rede/coador com água em abundância, e está pronto a ser usado. Podem fazer 1001 variações, podem saltear os vossos legumes como habitualmente e no final adicionar o konjac, misturando bem, para que desta forma a sensação de satisfação se atinja mais facilmente.
Podia deixar-vos mesmo muitas sugestões, mas pensem só que podem misturar em tudo, com os temperos e aromas que mais gostarem. Esta parte é importante porque se não o condimentarem, não vai saber a nada, pois o konjac não tem sabor, apenas cumpre as suas funções, por isso usem a vossa imaginação e adicionem sabor!
Nota importante: Não cozinhem o konjac, o mesmo com temperaturas elevadas se torna “borrachento”, daí eu ter referido para não seguirem a recomendação da embalagem.
Quando tomar?
Isso é uma questão muito individual, depende do que cada um sente, se tem problemas com as idas ao wc, se tem picos de gula frequentes em determinados horários, etc.
Eu consumo todos os dias todos os formatos de glucomanano mencionados acima, devidamente doseados e adaptados às minhas refeições e necessidades.
Receitas com Glucomanano e Konjac
Usem o Código 💚 TATICOSTA 💚 na Prozis para terem 10% DESCONTO em tudo.
Para dúvidas sobre o Suplementação enviem-me mensagem no meu Instagram
Mais sobre a Prozis no Youtube
Segue-me no Instagram